Sexta-feira, 17/12/2021
Vasco homenageia esportes olímpicos e paralímpicos por resultados em 2021
– Estamos muito orgulhosos de reunir nossas equipes do remo e dos esportes olímpicos e paralímpicos para celebrar conquistas e reconhecer o extraordinário esforço de nossos atletas, técnicos e dirigentes. Foi um ano difícil e desafiador, porém as principais metas foram alcançadas. Garantir a auto sustentabilidade financeira dessas modalidades e também conquistar títulos. Nosso caminho é de crescimento para a próxima temporada, temos orgulho de formar atletas e cidadãos – declarou o Presidente Jorge Salgado. A cerimônia foi iniciada com a apresentação da retrospectiva do ano pelo 1º Vice-Presidente Carlos Roberto Osorio. Em seguida o vice-presidente de Remo, esporte fundador do clube, saudou os remadores e rendeu homenagens aos principais destaques da modalidade, seguido pelo vice-presidente Marcel Kaskus com os esportes Olímpicos e Paralímpicos. No Remo foram duas conquistas do Campeonato Carioca, nas categorias Junior A e B Masculino, além do vice-campeonato nas categorias Aspirante e Master. No âmbito nacional, o Vasco foi campeão em três provas: Single Skiff Junior A, Four Skiff Junior A e Quatro-sem Junior A, todas no masculino. Além do vice-campeonato no Single Skiff Peso-Leve feminino e com duas atletas no Oito-sem Senior barco misto, também feminino. Em março deste ano, dois atletas vascaínos foram campeões sul-americanos no Four skiff – barco misto. Um dos destaques da temporada foi a conquista do bicampeonato da Regata do Futuro, que corresponde ao campeonato carioca das divisões de base do Remo.
– Tivemos um bom início de trabalho na reconstrução do remo do Vasco. Estamos orgulhosos de nossos remadores que se superaram, conquistaram títulos e mostraram muito potencial para o futuro. Em janeiro daremos início à captação de novos atletas para reforçar nossas divisões de base – declarou Jose Roberto Gomes da Costa, Vice-Presidente de Remo. Na Natação, o Vasco foi campeão Brasileiro de Másters, competição realizada no Parque Aquático de São Januário. Além deste campeonato, a Colina Histórica também sediou o Troféu Chico Piscina, que durante 51 anos foi realizado em São Paulo, e o Sul-Americano de Másters, com a quebra de dois recordes mundiais por atletas vascaínos.
O ano de 2021 marcou o retorno das atividades do Atletismo no Vasco. Dois jovens atletas do Clube, obtiveram índice e competiram no Troféu Brasil de Atletismo 2021, a principal competição do país, no salto em distância e no salto triplo. Já o Futsal vascaíno voltou aos pódios, com o título do Carioca Sub-20 e vice-campeonato da Liga Rio de Janeiro na categoria adulta. No Beach Soccer o Vasco ampliou sua hegemonia com a dobradinha de títulos estaduais, no masculino e no feminino, além da terceira colocação no mundial de clubes, disputado na Rússia. O Vasco foi o único representante do Brasil no mundial.
– É uma satisfação muito grande ter esse reconhecimento tanto do Brasil como de boa parte do mundo. É uma emoção muito grande poder conquistar esse Campeonato Carioca e infelizmente o Mundial teve uma mudança de regulamento, acabamos ficando com a terceira colocação. É uma emoção enorme poder representar o Vasco da Gama. É sempre importante ter esse reconhecimento do clube, essa é uma modalidade que não tem reconhecimento no Brasil e poder ser homenageado pelo clube, é uma honra – disse Rafinha.
Quatro atletas vascaínos representaram o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Tóquio , conquistando uma medalha de prata na natação, com Douglas Matera, a quarta colocação no vôlei sentado, com os paratletas Diogo Rebouças e Wescley Conceição e a nona posição na categoria S9, com Andrey Garbe. O medalhista paralímpico Douglas Matera recebeu uma homenagem especial das mãos do Presidente Jorge Salgado.
– Essa homenagem é muito importante para nós. Nós lidamos com muita incerteza durante toda a pandemia e quando os jogos foram cancelados, deu um desânimo total. Mesmo sem saber se iria conseguir, continuei treinando e no final das contas deu certo, acabei indo para os jogos paralímpicos de Tóquio. Foi uma experiência incrível, foi algo surreal e acabou dando super certo. Conquistei uma medalha de prata junto com meus companheiros no revezamento. É muito importante o Vasco está prestando essa homenagem a todos os atletas, temos a mior e melhor equipe de natação paralímpica do Rio de Janeiro e em breve quem sabe teremos a melhor equipe de natação do Brasil. Como o próprio presidente falou, o Vasco não é só um clube de futebol, é muito mais que isso – Douglas Matera.
O Futebol de 7 conquistou o hexacampeonato invicto, o Vôlei Sentado foi vice-campeão brasileiro e a Natação paralímpica foi campeã da etapa do Rio de Janeiro do Meeting Loterias Caixa com 66 medalhas, sendo 44 de ouro. Durante o ano as modalidades paralímpicas tiveram crescimento, dando sequencia à tradição do Vasco no esporte paralímpico e garantindo a inclusão social de pessoas com deficiência através do esporte. O Vasco da Gama se orgulha de ser o único clube de futebol do país reconhecido como clube formador pelo Comitê Paralímpico Brasileiro.