Vitórias inesquecíveis sobre o Fluminense no decorrer dos anos 2000

sexta-feira, 30/10/2015


Vascaínos comemoram gol de Edílson pela semifinal da Copa do Brasil de 2006
Foto: Paulo Fernandes-Vasco.com.br

Após a conquista do Campeonato Carioca de 2003 em cima do Fluminense, o Vasco reencontrou o time da Zona Sul mais 43 vezes nos anos 2000 e só foi superado em seis oportunidades. Durante os últimos 12 anos, o Gigante da Colina também conquistou 16 vitórias e 21 empates contra o clube das Laranjeiras. Um duelo emblemático entre os rivais ocorreu na temporada de 2006.

Após eliminar o Volta Redonda, o Almirante enfrentou o Fluminense na semifinal da Copa do Brasil. Por possuir em seu elenco nomes como Thiago Silva, Petkovic e Lenny, que atravessava uma excelente fase, o Tricolor era considerado o favorito do confronto. O que ajudou a reforçar essa opinião foi o fato da equipe dirigida por Abel Braga ter superado o badalado Cruzeiro nas quartas de final.

Com uma mescla de jovens talentos e jogadores experientes, o Vasco da Gama não se intimidou e provou, mais uma vez, que futebol é decidido dentro de campo, e não fora das quatro linhas. Na primeira partida, realizada em 11 de maio, triunfo cruzmaltino por 1 a 0, com gol do atacante Edílson. Já no segundo jogo, disputado no dia 17, o clube de São Januário saiu na frente com Valdiram e sofreu o empate, mas conseguiu resistir à pressão e carimbou o passaporte para A decisão: 1 a 1.


Philippe Coutinho em ação contra o Fluminense em 2010- Foto: Marcelo Sadio-Vasco.com.br

Outra partida que não sai da cabeça dos torcedores vascaínos ocorreu em 2010. Em 13 de fevereiro, o Gigante da Colina, que havia vencido com autoridade Botafogo e Flamengo na fase de classificação, teve o Fluminense como adversário na semifinal da Taça Guanabara. Após empate por 0 a 0 no tempo normal, o time vascaíno derrotou o Tricolor por 6 a 5 nas cobranças de pênalti e deu fim a um incômodo tabu: o de não chegar a uma final de turno desde 2004.

Na temporada seguinte, 2011, mais um histórico clássico entre Vasco e Fluminense aconteceu. Campeão da Copa do Brasil, o Almirante pisou no gramado do Estádio Engenhão em 27 de novembro precisando de um triunfo para se manter na briga pelo título do Campeonato Brasileiro. Após uma etapa inicial marcada por um erro gravissímo de arbitragem (gol de Diego Souza mal anulado), o cruzmaltino foi com tudo para o ataque no segundo tempo em busca do gol.

Após uma série de tentativas frustradas, ele saiu aos 30 minutos, com Alecsandro. Aos 38 minutos, novo equívoco do árbitro e gol do Fluminense com Fred, que claramente empurrou Renato Silva antes da conclusão. Após o empate, muitos chegaram a decretar a saída vascaína da briga pelo título. Quando todos aguardavam o apito final, porém, Alecsandro cruzou e Bernardo, após duas tentativas, empurrou a bola para o fundo do barbante e manteve o Gigante vivo no torneio nacional.


Allan vibra com vitória sobre o Fluminense em 2011- Foto: Marcelo Sadio-Vasco.com.br