Vitórias nos últimos confrontos contra o Fluminense no Engenhão

sábado, 31/10/2015

Em 2011, Vasco e Fluminense fizeram uma das partidas mais marcantes da história do confronto, na penúltima rodada do Campeonato Brasileiro, no Engenhão. No ano seguinte, o reencontro entre as equipes foi no dia 12 de fevereiro, pelo Campeonato Carioca, e o placar foi idêntico ao do final do ano anterior: vitória vascaína por 2 a 1, também no Nilton Santos. De virada, os gols cruzmaltinos foram marcados pelo atacante Alecsandro, no segundo tempo do jogo. O tento adversário foi assinalado pelo meia Thiago Neves, ainda no primeiro tempo.


Eder Luis brilhou contra o Fluminense em 2012- Foto: Marcelo Sadio-Vasco.com.br

O ano de 2012 foi finalizado com outra vitória de 2 a 1 sobre o Tricolor, no mesmo estádio. Éder Luis, autor dos dois gols, foi o nome da partida válida pelo Brasileirão. Thiago Carleto, de pênalti, descontou. Pela semi-final da Taça Guanabara de 2013, o Vasco tinha a vantagem do empate para ir à final.O duelo ocorreu no dia 02 de março e ficou marcado pelas reviravoltas que aconteceram no decorrer dos 90 minutos. Precisando da vitória, o time da Zona Sul acertou a trave logo no primeiro lance, em chute perigoso. Mas quem saiu na frente foi o clube de São Januário. Após erro do zagueiro Gum, a bola sobrou no pés de Éder Luis, que cruzou com perfeição para Bernardo abrir o marcador.

Em dois lances de confusão na área, o rival chegou ao empate e conseguiu ficar à frente com gols de Thiago Neves e Wellington Nem. Porém, mostrando ser o verdadeiro time da virada, o Cruzmaltino fez o seu papel. O técnico Gaúcho lançou à campo o meia Dakson e o centroavante Romário para tentar mudar o panorama da partida. Aos 38 da segunda etapa, os dois atletas vindos do banco de reservas construíram o gol de empate. Em jogada pela lateral, Dakson fez cruzamento perfeito para o jovem Romário deixar o placar igual. Quatro minutos depois, Bernardo tabelou com Carlos Alberto e cruzou na área para Dedé fazer o terceiro, garantindo a vaga na final.

Pelo Brasileiro de 2013, mais dois resultados positivos. No Maracanã, pelo primeiro turno, 3 a 1 após show de Juninho Pernambucano. O Reizinho fez o primeiro e deu passe para André marcar o segundo. Carlinhos diminuiu para o Tricolor e Carlos Tenório fez o gol derradeiro do duelo. No turno de encerramento da competição, mais um triunfo. Desta vez, o confronto foi realizado em Florianópolis e o resultado foi de 1 a 0, gol do zagueiro Cris. Em 2014, apenas dois encontros, ambos empatados em 1 a 1.

No corrente ano, o clássico teve dois episódios. Nas duas oportunidades, os vascaínos foram superiores e derrotaram o time das Laranjeiras. Pelo Estadual, as equipes se enfrentaram na primeira fase do torneio. O palco da vitória cruzmaltina foi o Engenhão, depois de ter ficado dois anos sem abrigar jogos entre os clubes. O último confronto no estádio havia sido a semi-final da Taça Guanabara de 2013. O Vasco teve as melhores chances do confronto com Rodrigo e Julio dos Santos mandando a bola no travessão. Entretanto, quem fez o gol vascaíno foi o zagueiro Luan, que sofreu e bateu o pênalti decisivo, dando três pontos importantes naquela competição que seria conquistada pelo clube de São Januário.


Andrezinho marcou na última vitória sobre o Fluminense- Foto: Paulo Fernandes-Vasco.com.br

O último encontro foi em partida válida pelo primeiro turno do Campeonato Brasileiro deste ano. O meio campista Andrezinho, atual titular de Jorginho, fez o primeiro gol do jogo, na etapa inicial, seu único gol com a camisa vascaína até o momento. Marcos Júnior empatou aos 13 do segundo tempo e animou o adversário. Mas o dia foi, mais uma vez, do Cruzmaltino contra o time da Zona Sul. Em um belo chute de fora da área, aos 25, Jhon Cley fez um dos gols mais bonitos do campeonato, mandando a bola com efeito no ângulo esquerdo de Diego Cavalieri.