Instagram Facebook Tiktok Youtube Twitter Flickr
Bandeiras

No Dia do Goleiro, atletas do masculino e do feminino fazem “amigo secreto”

No Dia do Goleiro, atletas do masculino e do feminino fazem “amigo secreto”

Millena Pscheidt abril 26, 2024


Em mais uma ação de homenagem ao Dia do Goleiro, o Vasco da Gama realizou um “amigo secreto” entre os goleiros do futebol profissional masculino e as goleiras do futebol profissional feminino. Eles trocaram presentes e mensagens de apoio e incentivo.

A dinâmica começou com os goleiros Léo Jardim, Keiller, Pablo e Phillipe Gabriel sorteando para quem eles enviariam seus presentes, que foram luvas autografadas para as Meninas da Colina. Léo Jardim presenteou Taty Silva, Keiller presenteou Belinha, Pablo presenteou Monique e Phillipe Gabriel presentou Manu Costa.

Depois de receberem as luvas, foi a vez de as atletas sortearem. Os presentes enviados por elas foram uma camisa personalizada com nome e número de cada uma. Taty Silva presentou Keiller, Belinha presentou Pablo, Monique presenteou Léo Jardim e Manu Costa presenteou Phillipe Gabriel.

Um momento emocionante foi quando Taty recebeu a luva e a mensagem de Léo Jardim. Em recuperação de uma lesão no LCA, a goleira ficou muito emocionada ao assistir o vídeo em que Léo deseja força para a goleira.

Confira o vídeo completo na VascoTV:

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=cNie5YS7kIw[/embed]

Monique projeta jogo de volta das #MeninasDaColina pelo Brasileiro A3

Yana Lima abril 26, 2024


Neste sábado (27), o Vasco recebe o Vila Nova-ES no Estádio Moça Bonita, às 15h, pela partida de volta da primeira fase do Brasileiro A3. O acesso da torcida ao estádio será realizado pelo portão 1B, de forma gratuita, e a VascoTV fará a transmissão do confronto.Na estreia da competição as #MeninasDaColina venceram o Vila Nova-ES por 3 a 1, no Estádio Kleber Andrade, com gols de Maria Vitória e Sarah (2). Além dos gols realizados pela equipe cruzmaltina, pelo lado da defesa a goleira Monique fez uma bela partida. A arqueira destacou o foco da equipe na busca pela classificação para a segunda fase e projetou a partida.- Minha expectativa para este jogo é a melhor possível, trabalhamos muito durante a semana. A Verônica nos passou bastante conteúdo sobre o adversário e pegamos os pontos do jogo de ida para trabalharmos em cima, e melhorar os erros que foram cometidos. Sabemos que não será fácil mas nossa equipe está preparada. Iremos buscar a vitória dentro de casa e classificar para a segunda fase - disse a defensora.[caption id="attachment_82821" align="alignnone" width="600"] Foto: Matheus Lima/Vasco.com.br[/caption]

Vasco recebe o Criciúma em São Januário pelo Campeonato Brasileiro

Matheus Babo abril 26, 2024


O Vasco da Gama voltará ao Caldeirão na tarde deste sábado (27). O Gigante da Colina recebe o Criciúma, às 16h, em São Januário e os ingressos para o confronto já estão esgotados pela torcida vascaína. Este será o segundo compromisso da equipe em casa. Na estreia, diante do Grêmio, vitória cruzmaltina por 2 a 1, gols de David e Mateus Carvalho.

[gallery ids="82791,82789,82790"]

O retrospecto diante dos catarinenses é positivo. Em 24 partidas disputadas na história, o Cruzmaltino venceu 13, empatou três e foi derrotado em oito oportunidades. O último encontro foi em 2022, quando o Gigante superou o adversário de virada, por 2 a 1, gols de Nenê e Fábio Gomes.

A preparação foi encerrada na manhã da última sexta-feira (26), com um treinamento no CT Moacyr Barbosa.

Após o confronto contra o Criciúma, o Vasco vai até o Nordeste encarar o Fortaleza, na próxima quarta-feira (1), pela partida de ida da terceira fase da Copa do Brasil. No domingo (5), volta as atenções ao Campeonato Brasileiro, quando vai encarar o Athletico-PR, na Ligga Arena.

Goleiros do profissional falam sobre dia a dia, ofícios da posição e história pessoal

Millena Pscheidt abril 26, 2024


Na data em que se comemora o Dia do Goleiro, o Vasco da Gama lança um conteúdo especial feito pela VascoTV com os goleiros da equipe profissional - Léo Jardim, Keiller, Pablo e Phillipe Gabriel, que falaram sobre o dia a dia, ofícios da posição e dividiram um pouco de suas histórias pessoais. Os treinadores de goleiros Leo Noce e Mateus Famer também falaram.

No vídeo, os defensores contam como viraram goleiros, quais os maiores desafios em defender a meta, como é a convivência entre eles nos treinamentos e mais. Já os profissionais que cuidam da preparação comentaram um pouco sobre a evolução dos últimos anos.

Pablo e Phillipe, que são Crias da Base, enalteceram a inspiração no goleiro Léo Jardim, que recentemente foi convocado para a Seleção Brasileira e desde o ano passado é o titular embaixo das traves cruzmaltinas, fazendo grandes defesas e se destacando.

O conteúdo completo pode ser conferido no YouTube:

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=JXd9kLRtR3o[/embed]

Goleiro, uma posição com muita história no Vasco da Gama

Carlos Gregório abril 26, 2024


O Dia do Goleiro é comemorado neste dia 26 de abril e não há como celebrar essa data no Vasco da Gama sem relembrar os grandes nomes que vestiram a camisa 1 do Gigante da Colina. O primeiro grande ícone na posição foi Nélson da Conceição, primeiro goleiro negro do Cruzmaltino e também da Seleção Brasileira. Nelson teve um papel fundamental no título do Campeonato Carioca de 1923, conquistado pelos Camisas Negras.

Na sequência, Jaguaré também construiu sua história. Campeão estadual em 1929, Jaguaré foi titular na maior goleada da história do clássico contra o Flamengo (7 a 0) e um dos primeiros brasileiros a jogar na Europa. É apontado como o primeiro arqueiro a usar luvas em solo brasileiro.

Considerado o maior ídolo da posição, Moacyr Barbosa do Nascimento chegou em 1945 e participou do histórico Expresso da Vitória, ganhando o Sul-Americano de 48, seis Cariocas, um Torneio Quadrangular do Rio, um Torneio de Santiago do Chile e um Torneio Rio-São Paulo. Depois dele, quem marcou época na posição foi o argentino Egard Norberto Andrada, que se destacava por suas defesas milagrosas, com muito reflexo e boa colocação. Em São Januário, Andrada levantou o primeiro título Brasileiro, em 1974, e o Carioca de 70.

Nas décadas de 70 de 80, quem marcou época com um recorde mundial foi Geraldo Pereira de Matos Filho, o Mazarópi. Ele chegou ao clube em 70, nas categorias de base. Virou banco de Andrada em 73 e ganhou a vaga após a saída do argentino, dois anos depois. Levou o Brasileiro de 74, no banco, os Cariocas de 77 e 82 e entre 77 e 78 ficou 1816 minutos sem levar gols. Seu substituto foi Acácio Cordeiro Barreto, que dominou a posição por praticamente toda a década de 80, conquistando os Cariocas de 82, 87 e 88, além do Brasileiro de 89, o Ramón de Carranza em 87, 88 e 89. No ano de 1988, Acácio ainda ficou 879 minutos sem sofrer gols.

Se Acácio dominou a posição na década de 80, em 90 o nome do gol vascaíno foi Carlos Germano Schwambach. Segundo jogador que mais atuou pelo Vasco, com 632 partidas, Germano defendeu o Vasco entre 1991 e 1999, participou da Copa do Mundo de 98 e conquistou o tri Carioca em 92, 93 e 94, além do título Brasileiro de 97, da Libertadores de 98 e do Rio São-Paulo de 99. Depois dele, outra cria de São Januário assumiu a posição, mesmo que por pouco tempo, Helton da Silva Arruda fechou o gol nas conquistas do título Brasileiro e da Mercosul em 2000.

As últimas referências da posição foram Fernando Prass e o uruguaio Martin Silva. Prass chegou ao Vasco em 2009 e participou do momento de reconstrução, que culminou no título da Copa do Brasil de 2011. Martin chegou em 2014 e rapidamente conquistou o posto de ídolo. Jogou três Copas do Mundo pelo Uruguai, ficou quatro temporadas no Gigante da Colina e conquistou o bicampeonato Carioca em 2015 e 2016. Na atualidade, a meta do Gigante da Colina é defendida por Léo Jardim. Contratado na temporada passada após passagem pelo futebol francês, o camisa 1 foi um dos destaques do Brasileirão e obteve sua primeira convocação para a Seleção Brasileira principal em 2024.

Paulinho visita São Januário acompanhado da família

Millena Pscheidt abril 25, 2024


Na semana em que São Januário completou 97 anos, o meia Paulinho esteve no estádio acompanhado de sua família para um momento super especial. Juntos, eles visitaram o Espaço Experiência, as estátuas do gramado e até o vestiário dos atletas onde o jogador falou um pouco sobre como é o ambiente do local em dia de jogo. Ele também falou abertamente sobre o momento que vive, em recuperação de uma lesão que o tirou dos gramados desde janeiro.

No Espaço Experiência, Paulinho e a família tiveram acesso a documentos como a Carta da Resposta Histórica, que completou seu centenário no dia 07 de abril, sendo um dos momentos mais importantes da história do Vasco da Gama, além de troféus como a Taça da Libertadores de 1998, Copa do Brasil de 2011 e outros títulos conquistados pelo Gigante da Colina.

Já em campo, Paulinho destacou sua admiração pelos ídolos Roberto Dinamite e Romário, posando para fotos com a família em frente das respectivas estátuas.[caption id="attachment_82768" align="aligncenter" width="491"] Paulinho e a família posam para foto em frente à estátua de Dinamite. Foto: Matheus Lima/Vasco da Gama[/caption]O vídeo completo pode ser assistido na VascoTV, que acompanhou tudo de perto. Assista em:[embed]https://www.youtube.com/watch?v=x05Fx0q8KKs[/embed]

Hugo Moura é oficialmente apresentado pelo Vasco

Millena Pscheidt abril 24, 2024


O volante Hugo Moura chegou ao Vasco na última semana e já fez sua estreia com a camisa do Gigante da Colina no clássico diante do Fluminense, válido pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro, mas foi apresentado oficialmente para a torcida, diante da imprensa, nesta quarta-feira (24), em São Januário.

[caption id="attachment_82695" align="aligncenter" width="497"] Hugo Moura usa a camisa 25 do Vasco. Foto: Leandro Amorim/Vasco da Gama[/caption]O atleta falou sobre alguns temas como escolha pelo Vasco, torcida e ansiedade para jogar em São Januário. Confira abaixo alguns trechos:Escolha

"Tenho uma confiança enorme no meu empresário, que resolveu tudo para mim. Da minha parte, tive que tomar a decisão e estou orgulhoso por vestir essa camisa. Cada dia mais feliz, conhecendo jogadores, funcionários... E que não façamos amigos no clube, mas uma grande família".

Estreia em São Januário "Um pouco ansioso. Joguei várias vezes contra o Vasco e sei a força que a torcida faz em São Januário e no Maracanã. Estou ansioso para chegar em campo e conhecer um pouco mais a torcida do Vasco agora ao meu favor. Vou dar o meu máximo para fazer essa torcida feliz. Isso que ela merece."A entrevista foi transmitida ao vivo pela VascoTV e está disponível no YouTube:[embed]https://www.youtube.com/watch?v=Ljpf24FR9hc[/embed]

Meninas da Colina enfrentam o Vila Nova-ES neste final de semana pelo jogo de volta do Brasileiro A3, com transmissão da VascoTV

Bruna Lira abril 24, 2024


As #MeninasDaColina voltam a campo neste sábado (27) pelo jogo de volta do Campeonato Brasileiro A3 contra o Vila Nova-ES, às 15h, no Estádio Moça Bonita, em Bangu. A partida será transmitida pela VascoTV.

No jogo de ida, as Cruzmaltinas venceram a equipe capixaba por 3 a 1 com gols de Maria Vitória e Sarah (2), no Estádio Kleber Andrade.

O Vasco busca a classificação para a segunda fase da competição para seguir na busca pelo acesso para a série A2 da competição nacional.

Foto: Laila Pecorari