Instagram Facebook Tiktok Youtube Twitter Flickr
Bandeiras

Ouvidoria

Para fazer sua manifestação, clique aqui.

1- O que é a Ouvidoria Cruzmaltina?

A Ouvidoria Cruzmaltina é o canal de comunicação e aproximação entre a comunidade vascaína e o Vasco da Gama Sociedade Anônima do Futebol (VASCO).

O canal é uma plataforma para que funcionárias, funcionários, torcedoras, torcedores, sócias, sócios, atletas e público em geral possam compartilhar seus relatos em caso de conhecimento ou suspeita de violação dos princípios éticos e de conduta do VASCO.

Através da plataforma também é possível enviar dúvidas sobre as diretrizes e normas éticas do VASCO.

2- Quem realiza o tratamento das manifestações?

As manifestações recebidas são analisadas pelo Departamento de Compliance do VASCO e, a depender do caso, haverá uma investigação interna conduzida pela área.

3- Quais os temas que podem ser tratados pela Ouvidoria? 

A Ouvidoria analisa relatos de conhecimento ou suspeita de violação aos princípios e diretrizes de conduta ética do VASCO e descumprimento de legislação nacional ou estrangeira por qualquer pessoa relacionada direta ou indiretamente ao VASCO.

4- Quais temas NÃO serão tratados pela Ouvidoria?

Assuntos vinculados ao Club de Regatas Vasco da Gama (CRVG): As manifestações que tratem de temas da competência do CRVG serão encaminhadas diretamente aos cuidados dos responsáveis.

Sócio Torcedor: Todas as demandas relacionadas ao Sócio Gigante, nosso programa de Sócio Torcedor, devem ser direcionadas nos canais próprios de atendimento: clique aqui.

Questões trabalhistas: Demandas relacionadas ao contrato de trabalho, a título exemplificativo, jornada, férias, remuneração, benefícios, devem ser direcionadas para o gestor imediato e/ou RH.

5- Qual o prazo para que minha manifestação seja respondida?

O Departamento de Compliance terá 30 dias para responder a manifestação através do sistema. O prazo de conclusão pode ser prorrogado caso haja necessidade de investigação interna.

O manifestante pode solicitar informações sobre o status do seu relato através do número de protocolo gerado no momento em que a manifestação é concluída na Ouvidoria.

6- Como saber a classificação correta da minha manifestação? 

Denúncia: manifestações de conhecimento ou suspeita de violação dos princípios e diretrizes de conduta ética do VASCO ou descumprimento de legislação nacional ou estrangeira por qualquer pessoa relacionada direta ou indiretamente ao VASCO.

Informação: solicitação de esclarecimentos sobre procedimentos internos e endereçamento de dúvidas.

Elogio: mensagem positiva ou de apoio sobre a conduta de qualquer pessoa relacionada ou ação do VASCO.

Sugestão: proposta de melhorias nos procedimentos internos ou ações do VASCO.

Reclamação: críticas sobre a conduta de qualquer pessoa relacionada ou ação do VASCO que não esteja ligada aos princípios e diretrizes de conduta ética do VASCO.

7- Por que meus dados são solicitados? 

Os seus dados pessoais são solicitados para que possamos entrar em contato caso seja necessário maior esclarecimento sobre o teor do relato. Todos os dados informados são mantidos sob sigilo e confidencialidade, não sendo divulgados para terceiros ou expostos em qualquer documento veiculado de forma interna ou externa pelo VASCO.

8- Posso fazer uma manifestação anônima?

Sim, é possível apresentar uma manifestação completamente anônima.

9- Quais são os princípios que regem a Ouvidoria Cruzmaltina? 

Confidencialidade: apenas os colaboradores responsáveis pela análise e endereçamento das manifestações terão acesso às informações prestadas.

Garantia do Anonimato: possibilidade de apresentação de manifestação sem identificar seus dados pessoais.

Garantia de não retaliação: o Departamento de Compliance cuida para que não haja qualquer tipo de retaliação em razão da apresentação de relato na Ouvidoria.

Conformidade: caso o VASCO constate, após a apuração da manifestação, eventual desconformidade ou violação dos princípios e diretrizes de conduta ética do VASCO ou descumprimento de legislação, o caso será endereçado para a entidade competente, sem prejuízo de sanções administrativas internas, caso aplicável.

Proteção de dados pessoais: os dados informados são tratados em observância à legislação vigente, em especial à Lei nº 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados).

Garantia do contraditório e ampla defesa: o VASCO preza pela escuta de todas as partes envolvidas na manifestação, garantindo a imparcialidade no tratamento e condução de eventual investigação interna.

10- Como é o procedimento interno após o recebimento da manifestação na Ouvidoria? 

As manifestações classificadas como informação/consulta, elogio, reclamação e sugestão serão encaminhadas aos departamentos responsáveis, que irão auxiliar o Departamento de Compliance para que a manifestação tenha o melhor retorno possível.

Em caso de denúncia, a manifestação será direcionada conforme procedimentos internos do VASCO, havendo uma primeira análise de admissibilidade e, sendo o caso, conduzida para uma apuração interna.

A conclusão da apuração será compartilhada com a área responsável, para a adoção de eventuais medidas administrativas cabíveis, sendo preservado o sigilo e o anonimato da parte manifestante.

11- Como posso consultar o status de minha manifestação?

Você poderá acompanhar o status pelo site, através do número de protocolo gerado após finalizar o envio de sua manifestação.