Para fazer sua manifestação, CLIQUE AQUI.
1- O que é a Ouvidoria Cruzmaltina?
A Ouvidoria Cruzmaltina é o canal de comunicação e aproximação entre a comunidade vascaína e o Vasco da Gama Sociedade Anônima do Futebol (VASCO).
O canal é uma plataforma para que funcionárias, funcionários, torcedoras, torcedores, sócias, sócios, atletas e público em geral possam compartilhar seus relatos em caso de conhecimento ou suspeita de violação dos princípios éticos e de conduta do VASCO.
Através da plataforma também é possível enviar dúvidas sobre as diretrizes e normas éticas do VASCO.
2- Quem realiza o tratamento das manifestações?
As manifestações recebidas são analisadas pelo Departamento de Compliance do VASCO e, a depender do caso, haverá uma investigação interna conduzida pela área.
3- Quais os temas que podem ser tratados pela Ouvidoria?
A Ouvidoria analisa relatos de conhecimento ou suspeita de violação aos princípios e diretrizes de conduta ética do VASCO e descumprimento de legislação nacional ou estrangeira por qualquer pessoa relacionada direta ou indiretamente ao VASCO.
4- Quais temas NÃO serão tratados pela Ouvidoria?
Assuntos vinculados ao Club de Regatas Vasco da Gama (CRVG): As manifestações que tratem de temas da competência do CRVG serão encaminhadas diretamente aos cuidados dos responsáveis.
Sócio Torcedor: Todas as demandas relacionadas ao Sócio Gigante, nosso programa de Sócio Torcedor, devem ser direcionadas nos canais próprios de atendimento: clique aqui.
Questões trabalhistas: Demandas relacionadas ao contrato de trabalho, a título exemplificativo, jornada, férias, remuneração, benefícios, devem ser direcionadas para o gestor imediato e/ou RH.
5- Qual o prazo para que minha manifestação seja respondida?
O Departamento de Compliance terá 30 dias para responder a manifestação através do sistema. O prazo de conclusão pode ser prorrogado caso haja necessidade de investigação interna.
O manifestante pode solicitar informações sobre o status do seu relato através do número de protocolo gerado no momento em que a manifestação é concluída na Ouvidoria.
6- Como saber a classificação correta da minha manifestação?
Denúncia: manifestações de conhecimento ou suspeita de violação dos princípios e diretrizes de conduta ética do VASCO ou descumprimento de legislação nacional ou estrangeira por qualquer pessoa relacionada direta ou indiretamente ao VASCO.
Informação: solicitação de esclarecimentos sobre procedimentos internos e endereçamento de dúvidas.
Elogio: mensagem positiva ou de apoio sobre a conduta de qualquer pessoa relacionada ou ação do VASCO.
Sugestão: proposta de melhorias nos procedimentos internos ou ações do VASCO.
Reclamação: críticas sobre a conduta de qualquer pessoa relacionada ou ação do VASCO que não esteja ligada aos princípios e diretrizes de conduta ética do VASCO.
7- Por que meus dados são solicitados?
Os seus dados pessoais são solicitados para que possamos entrar em contato caso seja necessário maior esclarecimento sobre o teor do relato. Todos os dados informados são mantidos sob sigilo e confidencialidade, não sendo divulgados para terceiros ou expostos em qualquer documento veiculado de forma interna ou externa pelo VASCO.
8- Posso fazer uma manifestação anônima?
Sim, é possível apresentar uma manifestação completamente anônima.
9- Quais são os princípios que regem a Ouvidoria Cruzmaltina?
Confidencialidade: apenas os colaboradores responsáveis pela análise e endereçamento das manifestações terão acesso às informações prestadas.
Garantia do Anonimato: possibilidade de apresentação de manifestação sem identificar seus dados pessoais.
Garantia de não retaliação: o Departamento de Compliance cuida para que não haja qualquer tipo de retaliação em razão da apresentação de relato na Ouvidoria.
Conformidade: caso o VASCO constate, após a apuração da manifestação, eventual desconformidade ou violação dos princípios e diretrizes de conduta ética do VASCO ou descumprimento de legislação, o caso será endereçado para a entidade competente, sem prejuízo de sanções administrativas internas, caso aplicável.
Proteção de dados pessoais: os dados informados são tratados em observância à legislação vigente, em especial à Lei nº 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados).
Garantia do contraditório e ampla defesa: o VASCO preza pela escuta de todas as partes envolvidas na manifestação, garantindo a imparcialidade no tratamento e condução de eventual investigação interna.
10- Como é o procedimento interno após o recebimento da manifestação na Ouvidoria?
As manifestações classificadas como informação/consulta, elogio, reclamação e sugestão serão encaminhadas aos departamentos responsáveis, que irão auxiliar o Departamento de Compliance para que a manifestação tenha o melhor retorno possível.
Em caso de denúncia, a manifestação será direcionada conforme procedimentos internos do VASCO, havendo uma primeira análise de admissibilidade e, sendo o caso, conduzida para uma apuração interna.
A conclusão da apuração será compartilhada com a área responsável, para a adoção de eventuais medidas administrativas cabíveis, sendo preservado o sigilo e o anonimato da parte manifestante.
11- Como posso consultar o status de minha manifestação?
Você poderá acompanhar o status pelo site, através do número de protocolo gerado após finalizar o envio de sua manifestação.