
A Ouvidoria Cruzmaltina é o canal de comunicação entre a comunidade vascaína e o Club de Regatas Vasco da Gama.
É um importante instrumento para proteção dos direitos dos torcedores, fomento da transparência e democracia, permitindo a participação de torcedoras, torcedores, sócias, sócios, atletas, funcionárias, funcionários e público em geral na gestão do CRVG, a partir da apresentação de suas manifestações. A Ouvidoria será, principalmente, um canal para aproximar a torcida e o CRVG.
A Ouvidoria Cruzmaltina é um órgão autônomo e independente do CRVG, com atribuição para receber e realizar o tratamento das manifestações que tenham como objeto temas relacionados à Diretoria Administrativa do Clube. As manifestações que tratem de assuntos vinculados ao Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal ou Conselho de Beneméritos do CRVG serão avaliadas e encaminhadas ao Comitê de Ética ou ao presidente de cada poder.
A partir das manifestações recebidas e do resultado de seu tratamento, serão elaborados relatórios periódicos, que permitirão uma análise crítica dos principais assuntos abordados e medidas que podem ser adotadas pelo CRVG para solucionar os problemas apresentados e implementar as sugestões.
Ouvidoria Cruzmaltina: uma ferramenta para a democracia do CRVG. Para fazer sua manifestação, clique aqui.
Os seus dados pessoais são solicitados para que possamos entrar em contato para informá-lo sobre o status da apuração, bem como, caso necessário, solicitar novas informações. Os dados serão tratados em observância à Lei nº (Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD), sendo mantido a confidencialidade e o a utilização exclusivamente para a finalidade da apuração da manifestação. Assim, seus dados pessoais não serão divulgados a terceiros, mencionados em relatórios ou expostos.
É possível apresentar uma manifestação anônima.
Toda a atuação da Ouvidoria Cruzmaltina será pautada nos seguintes princípios
Poderão ser apresentadas manifestações relacionadas a todas as atividades do CRVG.
É importante destacar que a Ouvidoria Cruzmaltina é órgão com competência para o tratamento de temas relacionados à Diretoria Administrativa. Então, caso uma manifestação envolva assunto relativo aos poderes do CRVG, o Departamento de Compliance e Integridade a encaminhará aos respectivos presidentes ou comissões de ética.
A sua manifestação será internamente classificada em:
O Departamento de Compliance e Integridade terá 45 dias úteis, prorrogável justificadamente por mais 45 dias úteis, para apresentar o resultado da apuração da manifestação. Neste período, você poderá solicitar informações sobre o status do processo de tratamento de sua manifestação, utilizando o protocolo que receberá.
O tratamento das manifestações é atribuição do Departamento de Compliance e Integridade que, após o seu recebimento, realizará o procedimento de admissibilidade.
No procedimento de admissibilidade, será analisado se a manifestação preenche os seguintes requisitos: i) linguagem clara e compreensível, não sendo permitidas ofensas injustificadas e palavras de baixo calão; ii) assunto relacionado à competência da Diretoria Administrativa. As manifestações relacionadas aos poderes do CRVG serão encaminhadas aos respectivos presidentes ou comissões de ética; iii) descrição dos fatos, indícios mínimos de autoria e apresentação de evidências, quando possível.
As manifestações que preencherem os requisitos serão classificadas quanto ao risco e o Departamento de Integridade iniciará a apuração.
Na apuração, o Departamento de Compliance e Integridade poderá solicitar o apoio dos demais departamentos do CRVG, além de realizar atividades como entrevistas, solicitação e análise de documentos.
Você poderá acompanhar o status de sua manifestação pelo site, através do número de protocolo que receberá após finalizar o envio de sua manifestação.