Instagram Facebook Tiktok Youtube Twitter Flickr
Bandeiras
Futebol

Domingo, 02/12/2012

Com dois gols de Éder Luis, Vasco vence o Fluminense por 2 a 1

No último clássico carioca de 2012, que marcou o reencontro dos técnicos Gaúcho e Abel Braga, ex-zagueiros, campeões brasileiros em 1977 e Bicampeões carioca (1976 e 1977) pelo Vasco, o Gigante encarou o Fluminense, neste domingo (02/12), às 17h, no estádio do Engenhão. Em campo, sem os titulares, poupados, além de Juninho e Fellipe Bastos que cumprem suspensão, o Cruzmaltino se impôs e venceu por 2 a 1, com dois gols de Éder Luis. Com o resultado o Vascão foi para 57 pontos, subindo para o quinto lugar. Agora, se o São Paulo conquistar a Copa Sulamericana, o Gigante garante vaga direta para as oitavas da Copa do Brasil. Com isso, o Vasco encerrou sua participação neste ano, e agora volta a jogar apenas no dia 19 de janeiro, contra o Boavista, às 19h30, no estádio Raulino de Oliveira, pela estreia do Carioca.

O jogo

Sobrou vontade, mas faltou o gol

A garotada vascaína começou a partida trocando passes no campo de defesa, esperando um melhor momento para atacar. Com apenas um minuto de jogo, após belo passe de Éder Luis, Max saiu na cara de Ricardo Berna, que defendeu o chute e mandou para escanteio. Na cobrança, Douglas subiu sozinho e cabeceou muito perto do gol, mas a bola saiu em tiro de meta.

Aos seis, na primeira grande chegada do Fluminense, Renato Silva conseguiu se impor e facilitou a defesa do goleiro Alessandro. Aos 12, em nova chegada do Fluminense, o volante Fábio acabou pegando mal na bola e perdeu uma grande chance. Aos 19, após cobrança de escanteio de Carleto, a bola não subiu muito e o goleiro vascaíno teve que “mergulhar” para afastar o perigo.

Aos 26, em nova cobrança de Carleto, dessa vez de falta, frontal ao gol, Alessandro se posicionou bem e praticou fácil defesa. Aos 35, após cruzamento de Jhon Cley, a zaga do Fluminense conseguiu se antecipar e afastou o perigo. Aos 40, depois de uma boa jogada do Vasco, Marlone recebeu na entrada da área e chutou cruzado, mas a bola passou perto do gol, saindo em tiro de meta. 

Após a chance do garoto Marlone, o Vasco ganhou ânimo e partiu para cima, tentando abrir o placar. Quatro minutos depois, Éder Luis, em cobrança de falta, mandou direto para o gol, obrigando Ricardo Berna a se esticar e mandar para escanteio. Aos 45, sem acréscimos, o árbitro carioca encerrou o primeiro tempo.

O Vasco começou muito bem a primeira etapa. Com velocidade, quase abriu o placar logo no primeiro minuto, mas, no decorrer da partida, o Fluminense foi melhorando e pressionou, parando na boa atuação do goleiro Alessandro, que conseguiu evitar o gol em algumas oportunidades. Nos minutos finais, o Vasco voltou a levar perigo, mas o gol também não saiu.

Vasco melhora e Éder Luis decide

O Vascão voltou a campo para tentar concertar os erros que cometeu na primeira etapa e vencer a partida. Mas, quem deu o primeiro chute a gol, aos dois minutos, foi a equipe do Fluminense, com o lateral Carleto, que arriscou de longe para a fácil defesa de Alessandro. Aos seis, Samuel teve a melhor chance da partida, quando driblou o goleiro cruzmaltino e bateu para o gol, mas o zagueiro Douglas tirou de cabeça em cima da linha, salvando o Gigante.

Aos 17, após cruzamento de Auremir, a zaga do Fluminense mandou para escanteio. No minuto seguinte, Marlone recebeu na área, mas não conseguiu dominar e foi desarmado. Aos 22, Carleto cruzou para Higor, mas a zaga do Vascão conseguiu cortar. Três minutos depois, em resposta, Éder Luis recebeu um ótimo lançamento de Auremir, ganhou da zaga na velocidade e bateu na saída do goleiro, abrindo o placar para o Vascão.

Após o gol o Fluminense foi para cima, enquanto o Vasco passou a explorar os contra-ataques. Aos 32, após cruzamento de Igor Julião, Michael tentou o cabeceio, mas a bola saiu em tiro de meta, sem perigo. Em contra-ataque rápido, aos 34, Éder Luis, mais uma vez, recebeu ótimo passe, driblou o zagueiro e bateu com categoria, sem chance para Ricardo Berna, ampliando para o Gigante.

Aos 37, Digão, após cobrança de escanteio, subiu e cabeceou sozinho, a bola passou com muito perigo. Três minutos depois, Carleto diminuiu para o Fluminense, após pênalti cometido por Douglas, o volante do Fluminense bateu forte no canto direito. Com o gol, o Fluminense se animou e foi para cima, mas o Vascão segurou a pressão. Aos 48, o árbitro encerrou a partida.

Próximo Jogo

O Vasco agora volta a campo só em 2013, quando enfrentará o Boavista na estreia do Campeonato Carioca, no dia 19 de janeiro, no Raulino de Oliveira.

Ficha Técnica
FLUMINENSE 1 x 2 VASCO

Local: Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)
Data-Hora: 02/12/2012 – 17h (de Brasília)
Árbitro: Grazianni Maciel Rocha (RJ)
Auxiliares: Lilian da Silva Fernandes Bruno (RJ) e Ediney Guerreiro Mascarenhas (RJ).
Cartões amarelos: Carleto (FLUMINENSE); Abuda, Renato Silva, Auremir, Jhon Cley e Douglas (VASCO)
Gols: Éder Luis, 25/2ºT (0-1); Éder Luis, 34/2ºT (0-2); Carleto, 40/2ºT (1-2);

FLUMINENSE: Ricardo Berna; Bruno (Igor Julião, 15/2ºT), Digão, Elivélton e Carleto; Valencia, Diguinho, Fábio (Michael, 29/2ºT) e Higor (Biro Biro, 34/2ºT); Marcos Júnior e Samuel. Técnico: Abel Braga.

VASCO: Alessandro; Auremir, Douglas, Renato Silva e Thiago Feltri (Fabrício, 10/2ºT); Max, Abuda, Jhon Cley (Renato Augusto, 29/2ºT) e Marlone (Dakson, 21/2ºT); Eder Luis e Romário. Técnico: Gaúcho.

 


Compartilhe esta notícia
Cruz de Malta

Outras Notícias